Saturday 30 April 2016

Sou mamã... E agora!? # 6

Ahhh, de repente, somos mamãs! O quê? Como?! E agora!?
Nada temam, a pensar em todas as futuras e recém-mamãs, começa hoje uma série de guestposting que contará com a participação de várias super-mamãs!

Eu sei, eu sei, tenho andado desaparecida da blogoesfera e o The Sweetest Pi parece deixado ao abandono! Mas já voltei ao trabalho (prometo falar disso em breve) e ainda me estou a ajustar!
Mas como está claro, não podia deixar de vir terminar a série de guest posting "Sou mamã... E agora!?"
E vamos terminar em grande com a Joana Gama do A mãe é que sabe! Não preciso de fazer apresentações, pois não? 


- A família cresceu! Com o que não contavas nas primeiras semanas com o bebé em casa?

Não contava com nada. Acho que me foquei muito na gravidez e não "ganhei" o meu tempo a visualizar os primeiros dias. 

Nem tinha grande romance já presente na cabeça o que, por um lado, foi bom. As coisas foram horríveis nas primeiras semanas (por ter sentido falta de ligação com ela depois do parto, por causa dos pontos, por causa das maminhas, porque decidi fazer mudança de casa após o nascimento - burra) porque não sabia mesmo o que fazer com aquele ser. Porém, os momentos puramente infernais eram intercalados com momentos de grande paixão entre mim e o meu marido por termos materializado o nosso amor numa mini-pessoa, a junção de nós os dois. 


- O que mudarias, se vivesses essas primeiras semanas novamente?

Tudo. Principalmente o meu mindset (apesar de não ser controlável). O parto determinou imensa coisa nos primeiros 3/6 meses (até iria mais longe e dizer que ainda determina, mas não quero parecer maluca). Talvez me tivesse informado melhor sobre os meus direitos e feito mais perguntas sobre o momento do parto. Talvez me tivesse sentido mais ligada e tudo tivesse fluído mais naturalmente. Começaria logo a falar com ela. Nos primeiros dias estava em modo de emergência e fiz tudo em silêncio. Quando comecei a falar, os sentimentos bons começaram a surgir.


- Efetivamente, o que consideraste essencial do enxoval do bebé? E o que é que bem podia ter ficado na prateleira da loja?

Fiz um post sobre isso aquiEra isto? Ou o enxoval é quando eles saem do hospital? A outra Joana é que era boa para falar disto! Sorry! Aliás, está aqui o post dela.

- Já se sabe, os conselhos chovem que nem em dia de tempestade! Mas quais os que realmente te fizeram sentido e ajudaram?

"A mãe tem de ser um farol para o bebé, eles têm de sentir que há alguém que os orienta" (obrigada, Verina)
"Estás a fazer tudo bem. Tu és a mãe dela. Tu é que sabes". 


- Contas feitas, qual o maior conselho que podes dar a uma recém-mamã?

Tudo o que vos pareça contra-natura não é para fazer. Com um bebé, só amor. É isso que temos para dar e é isso que temos de dar. 
Está aqui.

No comments:

Post a Comment

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...