Saturday 16 April 2016

Sou mamã... E agora!? # 5

Ahhh, de repente, somos mamãs! O quê? Como?! E agora!?
Nada temam, a pensar em todas as futuras e recém-mamãs, começa hoje uma série de guestposting que contará com a participação de várias super-mamãs!

Hoje temos o prazer de receber a super mamã Anabela, do Aproveitar a Vida. O blog da Anabela é simplesmente lindo. Tranquilo e com fotografias espetaculares, a Anabela vai partilhando dicas de organização, receitas, diy fantásticos e muito mais. Se ainda não conhecem, o que eu duvido, visitem, que ficam rendidas ;)


- A família cresceu! Com o que não contavas nas primeiras semanas com o bebé em casa?
Tenho que dizer que foi uma grande adaptação ter um bebé em casa. Um ser tão pequenino totalmente dependente de nós. Para mim foi avassalador. Talvez por isso não tenha conseguido ser tão descontraída quanto gostaria. Com o que não contava? Sinceramente, com as malvadas das cólicas desde o momento em que nasceu. O parto em si correu lindamente mas os dias que se seguiram, ainda na maternidade, foram para esquecer. Chorava que nem um perdido e nem as enfermeiras sabiam o que lhe haviam de fazer. Percebia-se que eram cólicas porque contorcia-se todo e isto acontecia muito depois de mamar. A juntar a isso penso que a adaptação ao mundo cá fora também ajudou um bocado à festa. Em casa, melhorou mas as cólicas permaneceram até muito tarde. Falta dizer que era amamentado em exclusivo. E foi isto realmente com que não contava. Sabia que as cólicas podiam aparecer mas nunca desta forma e tão cedo. Agora que penso no assunto, acredito que também a minha ansiedade ajudava a piorar a situação.

- O que mudarias, se vivesses essas primeiras semanas novamente?
Tentaria diminuir a minha ansiedade porque não me deixou aproveitar mais o meu bebé.

- Efetivamente, o que consideras essencial do enxoval do bebé? E o que é que bem podia ter ficado na prateleira da loja?
Roupa interior prática e confortável. O que me deu imenso jeito foram uns bodies que cruzavam à frente. Super fáceis de vestir. Adorava-os. Outra coisa que acho essencial são terem toalhitas de tecido reutilizáveis para evitar usar das comerciais. Além de serem muito mais macias, evita-se o uso de detergentes que podem criar alergias na pele tão sensível dos bebés. O que podia ter ficado na prateleira? Sinceramente não me lembro de nada em específico porque nunca fui muito de comprar em exagero. Ainda hoje tenho esse hábito porque os miúdos crescem num ápice e a roupa deixa logo de servir. Também tenho uma prima que me emprestou muita coisa de puericultura pesada e isso ajudou imenso.

- Já se sabe, os conselhos chovem que nem em dia de tempestade! Mas quais os que realmente te fizeram sentido e ajudaram?
O mais importante de todos, dormir quando o bebé estiver a dormir. Apesar de não ter aplicado tantas vezes quantas deveria, ainda cheguei a fazer algumas sestas verdadeiramente recuperadoras. Conseguir descansar durante o dia é importante porque poucas horas de sono significa menos paciência, menos tolerância e menos descontração.

- Contas feitas, qual o maior conselho que podes dar a uma recém-mamã?
Sinceramente, há vários. Um é tentar descontrair e descomplicar o mais possível. Tentar sempre fazer algo só para si, nem que seja arranjar-se minimamente (nada de pijamas o dia inteiro). Não viver só em função daquele pequeno ser. Afinal, lá porque nos tornamos mães, não deixamos de ser mulheres. Outro conselho é tentar não comprar uma série de coisas sem saber se realmente é necessário. Depois do bebé nascer, continua tudo à venda na mesma e haverá sempre alguém que poderá sair e comprar. Assim evita-se o arrependimento e o gasto desnecessário em objectos que depois nem são tirados da embalagem.


1 comment:

  1. Gosto muito da Anabela e foi através dela que tive a sorte de vir cá ter :)
    Estou a gostar muito de ler o teu blog :) ainda estou na parte das poupanças e receitas e estou mesmo a gostar :) Parabéns!
    Um beijinho

    ReplyDelete

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...