Sunday 10 April 2016

Sou mamã... E agora!? # 4

Ahhh, de repente, somos mamãs! O quê? Como?! E agora!?
Nada temam, a pensar em todas as futuras e recém-mamãs, começa hoje uma série de guestposting que contará com a participação de várias super-mamãs!

E hoje temos, não uma, mas duas super-mamãs! Ah, pois é, bebé! Hoje temos as super-divertidas Sandra (S) e Bárbara (B) do Sweet Caos, cada uma com uma rapazinho quase, quase da mesma idade. Tenho a certeza que conhecem o Caos, com os seus artigos divertidos e pertinentes e com ilustrações e convidados espetaculares! ;)



- A família cresceu! Com o que não contavas nas primeiras semanas com o bebé em casa?

S: Não contava com a privação de sono. Essa foi a principal dificuldade que acabou por influenciar tudo o resto. Sempre tinha ouvido dizer que se deve dormir quando o bebé dorme mas, nunca ninguém me explicou como se faz quando o bebé não dorme :). Não contava que fosse tão difícil a adaptação a 'nunca mais dormir uma noite como deve ser na vida', mas sobrevivemos e realmente o ser humano é fantástico porque acaba por se adaptar a qualquer situação.

B: Não contava que fosse possível dormir, não dormindo, de olhos abertos!  Eu que uso óculos dormi nos primeiros meses sem tirar os óculos! A ideia era abrir os olhos e ver! Ver bem! Como se eu não visse bem ao perto! É que vejo!! 
Nos primeiros meses dei comigo a dormir de óculos e sempre virada para o berço! #medo


- O que mudarias, se vivesses essas primeiras semanas novamente?

S: Teria dado de mamar mais vezes. Devido à inexperiência nas primeiras semanas controlei as horas das mamadas sempre com receio que ele ou comesse demais ou de menos. Com o passar do tempo apercebi-me que a melhor maneira de amamentar é correspondendo às necessidades do bebé livremente, sem horários.

B: Aceitava ajuda! Quando engravidei decidi que não queria ajuda de ninguém. O bebé era responsabilidade minha e do pai e portanto não devíamos sobrecarregar ninguém e devíamos ser nós a tratar de tudo! Além disso sou demasiado exigente e para que nada falhasse queria ser eu a fazer tudo. Hoje percebo que a ajuda teria sido benéfica pois teria-me permitido descansar e dormir! E descansar e dormir é muito importante numa recuperação pós-parto. 

- Efetivamente, o que consideras essencial do enxoval do bebé? E o que é que bem podia ter ficado na prateleira da loja?

S: Tentei ser muito prática nas peças de enxoval que escolhi e pouca coisa comprei a mais e que não usei. Optei por ir comprando consoante as necessidades mas existem coisas em que realmente me 'espalhei ao comprido' e nunca usei.
Em relação ao vestuário, as peças que acho mais essenciais para os primeiros tempos são interiores, meias e babygrows. Sim, existem mil e um conjuntos mega-fofos para bebés mas na realidade o mais importante nesta fase é o conforto e o serem mais práticos possível de vestir e despir. Pode-se perfeitamente viver meses e meses com apenas vários itens destas três peças, sem necessidade de encher gavetas com roupa que deixa de servir de semana para semana. Coisas que comprei ou me ofereceram e que não usei: gorros e botinhas de lã. Os bebés perdem o calor pela cabeça, sim é verdade mas temos de adaptar o que precisamos à nossa realidade. Usei um gorro na maternidade e outro um pouco mais quente para sair, em casa nunca usou pois é bastante quente. Acho que tinha 12 gorros diferentes que nunca foram usados. O mesmo para as botinhas de lã que todos acham muita piada oferecer. Com meias e babygrows com pés não há lugar para botinhas. Nunca usou e acabaram por fazer companhia aos gorros. Essenciais de higiene que nunca podem faltar: fraldas (muitas, muitas fraldas), creme muda-fralda, creme para o corpo, gel de banho, tesoura das unhas, compressas e soro fisiológico. Essenciais que dão muito jeito e que só nos apercebemos quando precisamos: aspirador nasal, esterilizador de biberões, fervedor de água, babetes e termómetro. Coisas que podemos viver sem elas mas que depois de usarmos não vemos como é possível fazer de outra maneira: espreguiçadeira, carro de passeio, fraldário.
Coisas que ainda hoje penso 'que dinheiro mais mal gasto': 
- kit faixa umbilical, nunca usei e quando comprei pensei que era mesmo essencial
- conjunto completo de biberões de diversas etapas, tinha receio de não conseguir amamentar e queria estar prevenida quando o trouxesse para casa, investi num conjunto completo e quando tive de dar LA descobri que ele não pegava naqueles biberões e tive que comprar de outro tipo
- cadeiras da papa, comprei uma e quando experimentei ele chorava bastante, pensei que era do tipo de cadeira e então comprei outra. Sim, era do tipo de cadeira, ele simplesmente não gostava de nenhuma. O meu filho e as cadeiras da papa são incompatíveis. Acabei por comprar um assento portátil que se coloca em qualquer cadeira e ele come connosco à mesa em casa, no restaurante ou em qualquer lado.

B: Essencial num enxoval do bebé considero os interiores, bodys muitos!! E de preferência daqueles de apertar de lado e não dos que se enfiam pela cabeça. Se por um lado é mais simples vestir um recém-nascido com um body de apertar de lado por outro lado quando somos brindadas com um valente presente daqueles que suja a roupa toda vamos agradecer não ter que tirar o body pela cabeça. ;)
Ao contrário da Sandra eu usei os gorrinhos, mesmo que em casa, comprei uns de algodão branco e davam para usar com qualquer babygrow. E nos primeiros 3 meses a fatiota era 90% das vezes babygrows. 
Lembro-me de usar muito a lima própria dos bebés para as unhas pois tinha um medo horrível de tentar cortar as unhas e cortar um dedo. 
E uma coisa que não comprei e depois pedi emprestado foi um berço! Quando optei por escolher a cama, comprei uma cama daquelas que passam de cama de grades para cama de criança. Logo estamos a falar de uma cama de 70x140. Quando deitei o meu pequeno bebé de 48cm na cama parecia-me um carapauzinho no oceano. Como tinha uns amigos que tinham um berço, pedi emprestado e usei-o provavelmente até aos 3 meses. Se aconselho a comprarem? Não! Julgo que não se usa tempo suficiente, mas se tiverem quem vos empreste não hesitem em pedir!

Duas coisas que acho muito importante ter, não para o bebé, mas para mãe, pelo menos as que pretendem dar de mamar são os protetores de mamilo da Medela e o creme purelan! Não esperem por ter gretas, mastites ou dores, usem-nos desde sempre! 
Ajuda a prevenir isso tudo! Os protectores de mamilos ajudam ainda a formar o mamilo e caso tenham leite em excesso ainda serve de colector, estes protectores ao contrários dos de algodão não se colam ao mamilo e ajudam-nos a respirar! 
O creme purelan ajuda a evitar as gretas e as feridas e tem a vantagem de não ser necessário retirar quando o bebé vai mamar outra vez. Existem outros cremes no mercado mas que devem ser retirados da mama antes do bebé mamar. 
Há enfermeiras que aconselham a após a mamada passar-se do próprio leite materno nos mamilos para prevenir as gretas, podem fazer as duas coisas. 
São produtos relativamente caros por isso quando forem dar uma prenda a uma amiga grávida pensem nisto!

O que devia ter  ficado na prateleira da loja?
A máquina para tirar leite materno. Usei duas vezes! 
O Kit de cremes para bebé! Comprei um Kit XPTO com todos os cremes e mais alguns de uma famosa marca e vai-se a ver o miúdo nasceu com pele atópica e nada daquilo serviu! 
O sling! Infelizmente o miúdo berrava da alma dele no sling! No entanto tenho esperança que o próximo seja adepto e está guardado com muito carinho. 

- Já se sabe, os conselhos chovem que nem em dia de tempestade! Mas quais os que realmente te fizeram sentido e ajudaram?

S: Todos têm uma palavra a dizer mas, estes foram os que me ficaram da altura e que realmente fizeram e fazem sentido para mim:
'Vais conseguir' - Existem alturas em que a pressão é muita e o cansaço acumula, em que pensamos que não conseguimos dar conta do recado, este mais do que um conselho é uma afirmação que passa uma certeza. Nos dias menos bons, esta frase não me saía da cabeça.
'Tens de ter muita paciência, os bebés são mesmo assim' - Sim, a paciência é realmente uma grande virtude na maternidade. Os desafios de lidar com uma criança são muito grandes. Temos muito mais paciência do que julgamos e muito menos do que realmente gostávamos de ter.
'Barriga com barriga' - Este é mesmo um conselho super útil para quem é inexperiente na amamentação, colocar sempre a barriga deles contra a nossa. Permite o acesso ao leite pois o bebé fica de frente para o peito e torna tudo mais fácil. Experimentem lá tentar comer de pescoço para o lado... não é nada fácil, pois não?

B: Dois conselhos que ainda hoje partilho com qualquer recém-mamã:
O truque do bebé gel vazio e cortado!!! Foi a solução para muito choro e muitas cólicas! Valha-me quem se lembrou de tal coisa!! 
O "dorme quando ele dormir"! Não se ponham a inventar que fazer! Se o bebé dorme, durmam também. Nunca se sabe como serão as próximas horas ou a noite!

- Contas feitas, qual o maior conselho que podes dar a uma recém-mamã?

S: Ser mãe é um desafio todos os dias, é a coisa mais difícil mas também a melhor que alguma vez farás.
Aproveita todos os momentos pois passam depressa demais.

B: Eu uso sempre a frase: "Eu era uma excelente mãe, até ser mãe!"
O que quer dizer que não se devem massacrar se agora pensam e fazem de forma diferente do que achavam que iam fazer. Isso é normal, as coisas agora estão noutra perspetiva e tem uma variante diferente, o vosso bebé.


E num ponto de vista mais sério, escolham o pediatra do vosso bebé e confiem nele. Se ele manda fazer a sopa com cenoura e abóbora é isso que vocês vão fazer! Se a vizinha diz que não se deve a vizinha não é a médica do vosso bebé, mesmo que seja médica!
Claro que podem sempre discordar do pediatra mas devem discutir isso com ele e chegar a uma decisão que agrade a todos!

1 comment:

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...