Saturday 5 March 2016

Sou mamã... E agora!? # 1


Ahhh, de repente, somos mamãs! O quê? Como?! E agora!?
Nada temam, a pensar em todas as futuras e recém-mamãs, começa hoje uma série de guestposting que contará com a participação de várias super-mamãs!

Hoje, temos uma participação muito especial, da Vera de As Viagens dos Vs! De certeza que conhecem, e se não, façam o favor de ir lá dar uma espreitadela, que vale a pena!
A Vera é a mãe do Vicente e está à espera de uma menina! No seu blog podem acompanhar a vida desta família tão querida, receber boas dicas para atividades com os miúdos e não só, mas também sem deixar de lado a mulher para além da mãe! :)
Bem-vinda, Vera!


- A família cresceu! Com o que não contavas nas primeiras semanas com o bebé em casa? 
Embora fosse tudo novo, não houve assim nada de extraordinário que eu não tivesse à espera: já contava que fosse dormir menos, com as cólicas, o choro, o cansaço... Talvez não pensasse que a amamentação pudesse ter sido tão difícil e a dificuldade que é habituarmo-nos a um ritmo totalmente diferente e mais exigente e.. sem descansar o suficiente. 

- O que mudarias, se vivesses essas primeiras semanas novamente? 
Eu não mudaria nada, foi tudo uma aprendizagem, mesmo aquilo que não correu assim tão bem. Hoje olho para o Vicente, e especialmente para mim, e vejo uma pessoa mais madura e mais segura, fruto da minha experiência com a maternidade exatamente como ela foi. Provavelmente, agora nesta segunda vez, vai haver coisas que farei de forma diferente, mas porque pude aprender com os “erros” – que eu não gosto de chamar erros – do passado. 

- Efetivamente, o que consideras essencial do enxoval do bebé? E o que é que bem podia ter ficado na prateleira da loja? 
Eu confesso que sou mesmo muito prática e que me custa horrores ver o desperdício de roupa face ao ritmo de crescimentos dos bebés. Por isso, não sinto que tenha perdido a cabeça na altura de fazer o enxoval do bebé e, depois também tive a sorte de herdar muita roupa do meu sobrinho, o que foi uma grande ajuda e uma grande descanso nos primeiros meses de vida. Mas se há alguma coisa que é essencial são os bodys interiores; de facto, sujam-se imenso e a falta de tempo leva a que nem sempre seja possível ter a roupa sempre pronta para usar novamente. Depois, eu sou apologista de roupa muito confortável, pois, os recém nascidos passam a vida a ir a consulta e vestir e despir e para além disso, são tão pequeninos, que less is more! Depois, à medida que vão crescendo, aí sim.. já vou investindo um pouco mais na roupa que eles vestem.   

- Já se sabe, os conselhos chovem que nem em dia de tempestade! Mas quais os que realmente te fizeram sentido e ajudaram? 
Sem dúvida, o único conselho que ajuda uma recém mãe, especialmente, se for uma mãe de primeira viagem é: “confia em ti e no teu instinto, tu sabes o que é melhor para o teu bebé”. 
A verdade é que, cada bebé é um bebé e cada mãe é uma mãe, por isso, por muito que se tente ajudar com conselhos e opiniões, a verdade é que podem não funcionar e a própria mãe tem que ter tempo e espaço para conseguir perceber o que o seu filho quer e isso, é algo que só ela consegue perceber.  

- Contas feitas, qual o maior conselho que podes dar a uma recém-mamã? 
Calma... respira fundo... e ouve o teu bebé! É ele que te vai dar todas as respostas às tuas dúvidas e inseguranças e para além disso, confia no teu instinto. Podes ouvir muita coisa, mas a ultima palavra é tua. 


No comments:

Post a Comment

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...