Wednesday 2 December 2015

Sugestão de prenda para as crianças: jogos de tabuleiro

Como já sabem, cá em casa somos assim para o fanático por jogos de tabuleiro! Podem ver aqui parte da nossa coleção na sala. Entretanto, já cresceu bastante.

Ah, pensavam que os jogos de tabuleiro eram só três, não era? Monopólio, Risco e Scrabble?

Nada contra, eu gosto desses três jogos!

Mas há um mundo deles, para todos os gostos!

E para crianças?

Oh-la-lá! A oferta atualmente disparou. Eu considero-os uma ótima prenda e explico já porquê!


         1)      Promovem a cooperação e/ou a competição saudável (a não ser que tenham personalidades como a minha irmã e primo, que não eram nada saudáveis a jogar em criança – mas isso também se trabalha e os jogos podem ser um bom motor);

         2)      Desenvolvem várias capacidades, como o pensamento abstrato, a visualização espacial, a estratégia, a coordenação óculo-manual, o planeamento de ação, a memória, adequação da ação ao momento (flexibilidade mental). Querem mais?;

        3)      Permitem desenvolver o interesse por diferentes temas, relacionados com história, meio ambiente, geografia, matemática, etc…

        4)      São uma ótima desculpa para bons momentos em família!

        5)      São uma fonte de entretenimento durante horas, longe dos écrans das televisões, computadores e mais que tais, e que vão sendo sempre diferentes!

        6)      E como li uma vez já não sei onde: “Cria o gosto dos jogos de tabuleiro no teu filho e ele nunca terá dinheiro para drogas!” (brincadeirinha, mas há vícios piores! ;))


São ou não são bons argumentos?

Hoje em dia, a oferta de jogos de tabuleiro para crianças é também muito diversificada, contemplando diferentes idades e interesses, e que vão muito além do Jogo da Glória (também nada contra. Tenho aqui um que era da minha mãe e que eu e a minha irmã jogámos muito. Ainda tem a casa do inferno tapada com papel, porque eu tinha medo daquilo que me pelava.)

Deixo-vos aqui algumas sugestões (papinha feita, quem não gosta?):


Catan Junior



Para: 2 a 4 jogadores
Duração: 30 minutos
Idades: +6 anos
Editora: Devir

Uma versão adaptada aos mais novos do popular Catan (o jogo original também pode perfeitamente ser jogado com crianças mais velhas).
Neste jogo, os jogadores vão reunindo recursos (madeira, cabras, melaço e espadas) para construir navios e esconderijos de piratas, até dominarem as ilhas do tabuleiro.
É bastante divertido e estratégico. As peças são atrativas e, o que é importante, resistentes.


O Labirinto Mágico



Para: 2 a 4 jogadores
Duração: 20 a 30 minutos
Idades: +6 anos
Editora: Devir

Este jogo é também muito divertido. Mesmo sem crianças, cá em casa é jogado algumas vezes.
Um labirinto (que se monta e portanto pode ser sempre diferente) fica escondido debaixo do tabuleiro. Através de ímanes que seguram uma bola por debaixo do tabuleiro, cada jogador tem que levar o seu peão até um símbolo mágico do tabuleiro, sem atravessar nenhuma parede do labirinto e assim perdendo a sua bolinha.
É excelente para a memória e orientação espacial.
Na minha opinião pode ser adaptado a crianças mais novas que os 6 anos, se se for marcando as paredes do labirinto que vão descobrindo.
(A Devir tem outros jogos da mesma família que vale a pena ver, como as Escadas Assombradas)


Lego Creationary



Para: 3 a 8 jogadores
Duração: 30 a 60 minutos
Idades: +7
Editora: Lego

Lembram-se do Pictionary? Então pronto, este jogo é do mesmo género, mas em vez de se desenhar, constrói-se com peças de Lego. Espetacular!
Tem três níveis de dificuldade e é um excelente motor para a promoção da imaginação, criatividade, capacidades de construção, etc.

(Também aconselho os outros jogos da Lego, como o Minotauro ou o Harry Potter)


Pictureka



Para: 2 a 7 jogadores
Idades: +6
Editora: Hasbro

Um jogo muito divertido, em que os jogadores têm que encontrar diferentes imagens num tabuleiro repleto de ilustrações cativantes. O tabuleiro é composto por peças amovíveis, pelo que fica sempre diferente.
Existe também a versão em cartas que permite quatro formas de jogo diferente. As cartas podem também ser utilizadas para inventar histórias, por exemplo, a partir das figuras que vão surgindo. Histórias bem divertidas e disparatadas, posso-vos garantir! ;)


Dino Race



Para: 2 a 4 jogadores
Duração: 30 minutos
Idades: +8
Editora: Devir

Neste jogo, muito atrativo visualmente, os jogadores, personificando pequenos dinossauros, tentam escapar a uma erupção vulcânica, escolhendo o seu percurso com cuidado, através de planícies, desertos, pântanos e selvas, ao mesmo tempo que evitam os truques dos oponentes! 


Quinto império


Para: 2 a 4 jogadores
Duração: 45 minutos
Idades: +11
Editora: Pythagoras

Um jogo muito educativo (mas também lúdico), em que os jogadores reúnem mercadorias para conseguir monumentos portugueses. Pelo meio, vão sendo testados os conhecimentos de História e Cultura de Portugal. É também um jogo bastante estratégico e que permite trabalhar o encadeamento de pensamento e ação.
Melhor ainda, é um jogo criado e produzido em Portugal (e oferecem entradas para imensos museus e monumentos!)


Isto é só um cheirinho, há muitos mais! Aí por casa, jogam com as vossas crianças? Quais os jogos preferidos?

No comments:

Post a Comment

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...