Friday 28 August 2015

Receita: couscous / Recipe: couscous



Há quem torça o nariz aos afamados dos couscous porque dizem que não sabem a nada! Erro crasso! Com tanta forma de os temperar, como é que podem não saber a nada?

Quando quero fazer couscous para adicionar a uma salada em que estes são complemento (como para o tabule), nem os tempero especialmente, de facto, visto que a salada vai ter depois tempero que chegue. E não é preciso ter medo de cozinhar os couscous, é do mais simples que há!

          1)      Colocar a quantidade desejada de couscous numa taça de vidro (cerca de 50/60 g por pessoa);
          2)      Cobrir com a mesma quantidade de água a ferver (com um pouco de sal e uma colher de azeite);
          3)      Tapar e deixar repousar durante alguns minutos, mexendo com um garfo de vez em quando.
          4)      Quando a água for absorvida, está pronto!

Agora, para usar como prato principal, ou acompanhamento por si só, há muito que se pode fazer para que fique realmente delicioso! Juntar ervas frescas (hortelã ou salsa ligam especialmente bem), especiarias (pimentão-doce, pimenta, cominhos…), malaguetas picadas, legumes e leguminosas (tomates, ervilhas, azeitonas, milho…). As possibilidades são infinitas!

Então vá, vamos lá a experimentar!


There are those who turn up the nose to the famous couscous because they say they have no flavour! Big mistake! With so many ways to seasoned them, how can it be flavourless?

When I make couscous to add to a salad where they are just a complement (as in tabule), I don’t seasoned them much, that’s a fact, since the salad will have its own season. And there’s no need to be afraid to cook couscous, it’s the simplest thing ever!

1) Place the desired amount of couscous in a glass bowl (about 50/60 g per person);
2) Cover with the same amount of boiling water (with a little salt and a spoonful of olive oil);
3) Cover and let stand for a few minutes, stirring with a fork occasionally.
4) When the water is absorbed, it’s ready!

Now, for use as a main dish or accompaniment by itself, there is much that can be done to make it really delicious! Add fresh herbs (mint or parsley bind particularly well), spices (paprika, pepper, cumin ...), chopped chilli, vegetables and legumes (tomatoes, peas, olives, corn...). The possibilities are endless!


So go on, go try it!

3 comments:

  1. Adoro couscous, a minha receita actual (tem muitas variações) vem originalmente de uma receita que vi num programa do Jamie Oliver. Mas o ingrediente mais importante é o sumo de limão e se falta sinto que não está completo. Raramente o faço como prato quente, normalmente é mais uma salada, e gosto muito com pepino cortado aos quadrados pequenos (sem sementes), azeitonas sem caroço e o que tiver em casa. No entanto recentemente descubri a quinoa (que o meu marido não gosta) e tenho substituido um pouco o couscous quando é só para mim.

    ReplyDelete
  2. A quinoa ainda não experimentei (o meu marido também lhe torce um bocado o nariz), mas ando com vontade de o fazer!

    ReplyDelete
  3. Passando pela net encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com de grandes vitórias.
    Sou António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Algo a comentar? Aqui é o lugar! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...